Exposicao_MHN.jpg

Confira a programação do Museu Histórico Nacional para o mês de abril de 2022

Roda de conversa, atividade para professores, envio de artigos acadêmicos e últimas semanas de exposição temporária são destaques na programação do MHN durante o mês de abril de 2022. Confira a seguir.

Professores no museu
No dia 12 de abril, às 14h, o Núcleo de Educação retoma a atividade “Encontro com professores” em formato presencial. Desta vez, o tema gira em torno das possibilidades educativas sobre a independência do Brasil, partindo do acervo do MHN. O encontro conta com a presença da historiadora Denise Deodato.

A atividade acontece no módulo “A construção do Estado” da exposição de longa duração e tem duração de três horas. As inscrições gratuitas estão abertas até 11 de abril. Haverá emissão de certificado de participação.

Conversa com PCDs
A edição de abril das rodas de conversa “Escuta, conexão e outras histórias” acontece no dia 26 de abril, às 15h, em formato remoto. O tema do encontro é “Pessoas com deficiência” (PCDs). A proposta das rodas é ouvir os diversos segmentos da sociedade sobre o MHN e seus processos, como parte das atividades do seu centenário – comemorado neste ano. As inscrições são gratuitas e a atividade acontece em sala fechada.

Personagens de Ziraldo 'ocupam' o MHN até 20 de fevereiro de 2022

Personagens de Ziraldo ‘ocupam’ o MHN até 29 de abril de 2022

“Terra à vista e Pé na lua”
Você tem até 29 de abril para visitar a exposição “Terra à vista e Pé na lua”, que homenageia os 90 anos do multiartista Ziraldo em 2022.. A curadoria e direção de arte são de Adriana Lins e Guto Lins, que contaram com o apoio e a participação do Instituto Ziraldo. A cenografia é assinada por Susana Lacevitz e Philppe Midani. Saiba mais.

A exposição pode ser visitada de quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h. Devido ao carnaval carioca, o museu não irá funcionar entre os dias 20 e 24 de abril.

Prazo ampliado
Foi prorrogado, até 30 de abril, o prazo para a submissão de artigos para o dossiê “Narrativas da(s) Independência(s) em museus, monumentos e coleções”. A ser lançado no segundo semestre, o dossiê integra o volume 56 dos Anais MHN.

Por ocasião do bicentenário da Independência e do centenário do Museu Histórico Nacional em 2022, o volume trata da emancipação política brasileira como um fato histórico apartado de seu processo, anterior e posterior. Confira os detalhes da chamada.

Para outras informações sobre o Museu Histórico Nacional, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Texto e fotos: Ascom/MHN
Última edição: 12.4.2022