MHN_Detalhe_Arquiietura.jpg

Confira as exposições em cartaz no Museu Histórico Nacional neste fim de ano

Com a abertura de “10 objetos: outras histórias”, no início de dezembro, o MHN está atualmente com quatro exposições temporárias em cartaz. Confira abaixo e programe-se para visitar gratuitamente.

 

Até 29 de janeiro de 2023

Entre os cheiros da história
A instalação olfativa criada pela artista Josely Carvalho conta histórias a partir dos cheiros, das sensações e lembranças que os odores nos remetem. Em 20 dos 46 canhões expostos no MHN, a artista introduziu cápsulas com 15 cheiros, criados especialmente para a mostra: da ausência à persistência; do medo à ilusão; do mar à invasão. Pioneira na utilização de cheiros em obras de arte no Brasil, Josely Carvalho utiliza o olfato em suas obras desde a década de 1980, como um “resgate da memória”, mas esta será a primeira vez que fará uma instalação totalmente olfativa. Saiba mais.

Local: pátio dos Canhões
Classificação etária: livre

A_minha_Bandeira_Caio_Cliìmaco_editAra’puka peró
Um olhar crítico sobre a história do Brasil através da fotografia. A exposição “Ara’puka peró – Uma cartografia decolonial do Rio de Janeiro nos 200 anos da Independência” revela heranças e ‘arapucas’ que estão espalhadas pela antiga capital do Brasil, que naturalizam e glamourizam contradições. Realizada pelo fotógrafo documentarista e cineasta Caio Clímaco, ‘ara’puka peró’ remete ao tupi-guarani e a forma como os povos originários chamavam os colonizadores portugueses, podendo ser traduzido como “armadilha de branco”. A curadoria é dos professores José Urutau Guajajara, especialista em línguas do tronco Tupi, e Mauro Trindade (UERJ).

Local: sala dos Trilhos
Classificação etária: livre

 

Até 30 de abril de 2023

Rio-1922
Resultado de uma curadoria colaborativa, a exposição apresenta aspectos da então capital da República em um ano-chave para a história brasileira. Reunindo cerca de 100 itens do acervo do MHN, pinturas, fotografias, objetos, itens de numismática, vestuário e mobiliário de época buscam dar o tom de como se vivia na cidade e os desafios do período, no ano em que o museu foi criado. O público poderá ver de perto a planta em larga escala da exposição, anúncios publicitários da época, raras imagens em movimento da exposição, além de itens criados especialmente para a ocasião. Saiba mais.

Local: galeria de exposições temporárias
Classificação etária: livre

1objetos_outrashistorias_MHN_edit10 objetos: outras histórias
“10 objetos: outras histórias” reúne itens de acervo que propõem novas ideias e atitudes do museu, convidando o público a um processo de escuta, conexão e construção de outras narrativas e representatividades. Que histórias podem ser contadas a partir dos objetos? Uma camisa de futebol, a capa de uma revista, uma placa de rua, uma boneca ou um traje religioso se entrelaçam para gerar perguntas e provocações sobre o acervo do MHN, trazendo à luz as recentes reflexões da instituição sobre como se forma uma coleção ou se constrói uma exposição em um museu.Saiba mais.

Local: galeria de exposições temporárias
Classificação etária: a partir de 10 anos.

 

O Museu Histórico Nacional funciona de quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h. A entrada segue gratuita, devido as celebrações do centenário da instituição, e não é preciso agendamento prévio ou retirada antecipada de ingresso. Para mais informações, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324 (recepção – horário comercial).

Texto e fotos: Ascom/MHN

 

Confira as exposições em cartaz no Museu Histórico Nacional neste fim de ano

Related Posts