O Museu Histórico Nacional segue com o projeto Bonde da História, em todos os sábados e domingos do mês de outubro, e traz novidades neste mês – como a visita mediada “Povos originários do Brasil” e uma edição do projeto Rolê Carioca.
Os sábados deste mês ganharam a visita mediada “10 objetos que contam a nossa história”. Os monitores destacam peças relevantes de nossa coleção em exposição, de diversas épocas, para um passeio pela história do Brasil. A visita, voltada para o público jovem e adulto, acontece nos sábados 5, 12, 19 e 26 de outubro, sempre às 14h. No dia 12, feriado nacional, a atividade tem entrada franca.
No domingo (6), às 14h, o Bonde da História convida o público jovem e adulto para a visita “Pinturas históricas”. A visita mediada acontece no módulo “A Construção do Estado” e tem foco nos quadros pintados no século XIX. Às 15h, o Bondinho da História tem por tema “Mani e suas aventuras no tempo da caverna”. A visita propõe, para crianças de 5 a 12 anos, e acompanhantes, uma viagem aos primeiros tempos da ocupação do território brasileiro com a personagem Mani. A seguir, acontece uma oficina de pintura.
Nos dias 12 e 13, às 15h, acontece o Bondinho da História “Museu de brincadeiras” – com entrada franca. O núcleo educativo MHN convida crianças de 7 a 14 anos, e acompanhantes, para viajar através das gerações passadas e conhecer brincadeiras que fizeram parte da infância de seus responsáveis na exposição “Cidadania em construção”. No sábado (19), a visita mediada também será em libras.
Povos originários e Rolê Carioca
No domingo (13), às 14h, acontece uma nova visita mediada do projeto Bonde da História. Em “Povos originários do Brasil”, nossa equipe educativa conduz o público jovem e adulto para uma visita no módulo “Oreretama”, de nossa exposição de longa duração, para debates atuais sobre a cultura dos povos originários, mostrando diversos momentos de resistência da culturas indígenas.
No domingo (20), às 14h, acontece o Bonde da História “Museu, memórias e mulheres”. A visita mediada traz à tona a representatividade e importância política social das mulheres, algumas pouco lembradas pela história do Brasil.A atividade é voltada para jovens e adultos.
Às 15h, é a vez do Bondinho da História “Detetives do MHN”. Crianças de 3 a 7 anos, e acompanhantes, transformam-se em detetives em uma atividade para desvendar os segredos que o museu abriga.
No domingo (27), o MHN fará parte do Rolé Carioca 2019. O projeto promove passeios guiados por historiadores irreverentes em diversos bairros da cidade do Rio. Voltada para jovens e adultos, a atividade acontece a partir das 13h30. Saiba mais.
Como participar
Aos finais de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Aos sábados, a entrada custa R$ 10 e R$ 5 – exceto dia 12 de outubro, que será gratuito. Aos domingos, a entrada é sempre franca. Não há necessidade de agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas: o encontro com os monitores acontece na recepção do museu nos horários indicados.
As atividades têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, podem acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Há estacionamento gratuito no MHN – respeitando o número de vagas existente. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324.
Texto: Ascom/MHN
Fotos: Núcleo de Educação/MHN