Patio_Minerva_MHN.jpg

Confira as visitas mediadas do MHN nos finais de semana de janeiro

O projeto Bonde da História continua com as visitas mediadas em todos os finais de semana de janeiro. Neste mês traz também atividades de férias às quartas-feiras.

Abrindo a programação do ano de 2020, o MHN oferece a visita mediada “10 objetos que contam a nossa história”. Os monitores destacam peças relevantes de diversas épocas para um passeio pela história do Brasil. A visita, voltada para os públicos jovem e adulto, acontece nos sábados 4, 11, 18 e 25 de janeiro, sempre às 14h. No último sábado (25), ela acontece também em Libras.

No primeiro domingo do mês (5), às 14h, o Bonde da História “Pinturas históricas”, voltada para jovens e adultos, aborda telas do século XIX do gênero Pintura Histórica em nossa exposição – como “Sessão do Conselho de Ministros”, de Georgina Albuquerque, ou “Passagem do Chaco”, de Pedro Américo.

Pinturas históricas: o estudo "Pasagem do Chaco" (1871) de Pedro Américo

Pinturas históricas: o estudo “Pasagem do Chaco” (1871) de Pedro Américo

Neste dia, às 15h, crianças, jovens e acompanhantes são convidados a participar do Bondinho da História “Pintando as memórias do Rio”. Os educadores propõem uma roda de conversa, uma visita temática e uma atividade de pintura no espaço educativo do museu.

No domingo (12), às 15h, “A presença negra no acervo do MHN”, visita mediada voltada para jovens e adultos, aborda a exposição do circuito de longa duração, trazendo à tona a presença histórica de matrizes africanas e a produção cultural afro-brasileira.

Já às 15h, a  equipe educativa recebe crianças de 6 a 12 anos, e acompanhantes, para conhecer uma versão diferente sobre a criação do mundo no Bondinho da História. Contação de história e oficina criativa abordam “O mito yourubá de Oxalá na criação do mundo e a prisão no Reino de Xangô”.

A umbanda no Brasil
No domingo (19), às 14h, o Bonde da História “A umbanda na história do Brasil”, voltado para jovens e adultos, é uma de nossas visitas mediadas mais populares. Por meio de itens da nossa exposição de longa duração, o Núcleo de Educação propõe uma leitura sobre a religião brasileira criada no início do século 20, que sintetiza influências religiosas africanas, indígenas e cristãs.

Neste mesmo dia, às 15h, o Bondinho da História convida crianças e jovens (7-14 anos), e seus acompanhantes, para uma viagem a gerações passadas. Em “Museu de brincadeiras” os participantes conhecem brincadeiras infantis da época de seus avós e pais, além de conversas sobre temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente em tempos atuais.

No último domingo do mês de janeiro (26), às 14h, a visita mediada de grande sucesso entre jovens e adultos “Museu, memórias e mulheres” aborda o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil a partir de itens em exposição.

Em janeiro, além dos finais de semana, as atividades mediadas acontecem também às quartas-feiras

Neste mesmo dia, às 15h, acontece uma atividade para as pequenas e os pequenos (3-7 anos), e acompanhantes, tornarem-se detetives e nos ajudar a desvendar segredos do museu. O Bondinho da História “Detetives do MHN” propõe uma contação de história e, a seguir, é hora de brincar de detetive na exposição.

Especial de férias
Nas quartas, 8, 15, 22, 29 de janeiro, e ainda 5 de fevereiro, sempre às 14h, o projeto Bondinho da História traz atividades voltadas para crianças e adolescentes em período de férias de verão.

Com entrada franca apenas para quem for participar das visitas, está programado ainda uma atividade especial para estudantes que irão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e têm interesse em cursar Museologia. Saiba mais.

Como participar
Aos finais de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas: o encontro com os monitores acontece na recepção do museu nos horários indicados. As atividades têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, pode acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Há estacionamento gratuito no MHN – respeitando o número de vagas existente.

A entrada aos sábados custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Confira as gratuidades em nossa página web. Aos domingos a entrada é franca para todos. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324 (recepção).

Texto e fotos: Ascom/MHN

Confira as visitas mediadas do MHN nos finais de semana de janeiro