Museu_Afetos_MHN.jpg

Final de ano: confira as visitas mediadas do mês de dezembro no MHN

O projeto Bonde e Bondinho da história, desenvolvido pelo Núcleo de Educação do MHN, traz, em todos os domingos deste mês, visitas mediadas gratuitas voltadas para públicos de todas as idades. A primeira edição do Bonde da História no mês de dezembro, dia 2, às 14h, traz convidados para uma conversa especial com o público.

No âmbito da exposição “O retrato do rei dom João VI” acontece uma conversa na galeria com o curador da mostra Paulo Knauss, diretor do MHN e professor de História da Universidade Federal Fluminense, e Patrícia Telles – doutora em História da Arte pela Universidade de Évora (Portugal).

A mostra é centrada na construção da imagem de dom João a partir de 24 pinturas. Além dos retratos, de dom João criança ao rei dom João VI, completam a exposição condecorações, medalhas, moedas, leques, gravuras e uma réplica da coroa de 1818.

No mesmo dia 2, o bondinho da História convida crianças e famílias para conhecer um pouco mais da coleção de meios de transporte terrestres do MHN – como carruagens, berlindas e traquitanas.

Do móvel ao automóvel: berlinda de dom Pedro II em exposição no MHN

Para enxergar onde não é possível, os participantes poderão interagir com os automóveis através de tablets, visualizando assim novos ângulos. Após a visita, acontece oficina artística motivada pela experiências da visita mediada.

Homenagem ao Museu Nacional
O Núcleo de Educação do MHN presta mais uma homenagem ao Museu Nacional /UFRJ – vitima de um grande incêndio no dia 2 de setembro.

A visita mediada no domingo 9, às 14h, vai até as exposições de longa duração destacando os itens que fazem dialogo entre o MHN e o Museu Nacional – seja pela temática ou por, anteriormente, terem pertencido ao Paço de São Cristovão na época que era residência oficial da monarquia brasileira. Serão ressaltados ainda itens transferidos do Museu Nacional para o MHN, quando da sua criação em 1922.

Crianças acima de 8 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis, podem participar do Bondinho da História às 15h. Nesta edição serão tratadas as diversas fontes materiais como formas plurais para construir a história – como Imagens, documentos escritos, objetos, dentre outros. O bondinho da História será acessível para crianças com deficiência visual.

Leque comemorativo à aclamação de dom João VI como rei está em exposição no MHN

No dia 16, às 14h, os educadores levam os visitantes jovens e adultos à exposição temporária “ O retrato do rei dom João VI”, com o objetivo de apresentar a iconografia relacionada ao rei dom João VI, através de pinturas e gravuras de acervos brasileiros e portugueses.

Às 15h, o Bondinho da História, também embarca em “O retrato do rei dom João VI” e leva crianças (4 a 8 anos) a conhecer histórias sobre a vida de dom João VI e seus eventos importantes. Ao final, as crianças são convidadas a confeccionar insígnias e leques, reproduzindo peças da exposição.

Presença de Cristo no MHN
A visita mediada do dia 23 propõe uma visita pela exposição de longa duração “Portugueses no mundo”, com a temática da presença da figura de Cristo no acervo. A intenção é abordar como a imagem de Jesus esteve aliada ao ideal civilizatório português, que forjou a sociedade do Brasil colonial. A atividade é acessível para pessoas com deficiência visual.

Já às 15h, o Bondinho da História promove mais uma atividade para o público infantil e jovem – de 7 a 14 anos acompanhados de pais ou responsáveis. “Museu, memória, mulheres e meninas” propõe uma roda de conversa, seguida de atividade lúdica, para que os participantes possam conhecer mulheres inspiradoras da história do Brasil. A seguir, os educadores propõem um jogo para que os participantes possam aprender de forma divertida.

Nos dias 9 e 23, há atividades acessíveis para pessoas com deficiência visual

No dia 30, às 14h, o último bonde do ano faz uma visita mediada ao circuito de longa duração, utilizando 10 objetos para contar a história do Brasil – indo da pré-história ao século XX. Às 15h, as crianças participam de um ‘quiz’ de curiosidades na atividade “Brincando no Pátio dos Canhões”.

Um dos três pátios que compõem o complexo arquitetônico do MHN, o Pátio dos Canhões, como indica o nome, apresenta uma coleção de canhões, além de outras peças históricas, como um chafariz. A atividade é voltada para crianças de 6 a 10 anos – acompanhadas de pais ou responsáveis.

Como participar
Aos domingos, dia de entrada gratuita no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito da exposição de longa duração do museu. Confira ingresso e gratuidades.
.
Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Fotos: MHN/Divulgação

Final de ano: confira as visitas mediadas do mês de dezembro no MHN