100objetos_Capa1.png

MHN lança o livro “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional”

Dando seguimento às comemorações dos 100 anos do Museu Histórico Nacional, será lançado, no dia 16 de dezembro, às 11h, o livro ilustrado “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)”.

A publicação, com 496 páginas, traz textos de cerca de 100 autores e foi organizada pelos pesquisadores André Amud Botelho, Aline Montenegro Magalhães, Rafael Zamorano Bezerra e Maria Isabel Lenzi – também coordenadora editorial. A edição tem projeto gráfico de Victor Burton.

“O livro propõe ao leitor uma maneira diferente de abordar o passado do país”, explica a historiadora do MHN Maria Isabel Lenzi, “apontando para a importância dos objetos, que são documentos históricos: nós fazemos os objetos, mas também somos feitos por eles”.

Capa do livro "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional"

Capa do livro “Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional”

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Associação de Amigos do MHN. “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional” estará à venda pelo valor de R$ 100,00 na loja do museu, localizada no pátio da Minerva (térreo).

“‘O livro é um convite a percorrer nosso passado e compreender de onde viemos, para refletirmos sobre o futuro que queremos construir”, afirma Luciana Gondim, gerente do Instituto Cultural Vale.

O lançamento amplia o acesso aos conteúdos do museu e permite novas possibilidades de histórias, reflexões e narrativas, reforçando nossa convicção no poder transformador da cultura”, conclui a gerente.

Raridades do acervo
A mesa onde foi assinada a primeira Constituição republicana do Brasil em 1891; o robe da estilista Zuzu Angel estampado com anjos e nuvens – uma alusão ao seu filho morto pela ditadura militar ou a escultura em madeira
que pertenceu à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Ouro Preto (MG), são alguns dos 100 objetos selecionados para a publicação, entre os mais de 300 mil itens preservados pelo MHN.

“Ao selecionar cem significativas peças em seu vasto acervo, entregando a apresentação de cada uma a autores convidados, o Museu Histórico Nacional tem a sensibilidade de oferecer ao leitor diferentes histórias e memórias nacionais, que evocam lembranças também carregadas de emoções”, afirma Maria Marques Linhares Pinto, Presidente da Associação dos Amigos do MHN.

Objetos em exposição
Na exposição “10 objetos: outras histórias”, recentemente aberta ao público, algumas das peças abordadas no livro, como um traje de Iemanjá ou uma boneca com traços de síndrome de Down, podem ser vistas e mesmo ‘tocadas’ – graças a maquetes táteis que reforçam o caráter acessível da mostra. A exposição está em cartaz até abril de 2023.

“O Museu Histórico Nacional vem celebrando seu centenário com uma programação diversa e atenta aos diferentes públicos. Com este livro queremos alcançar pesquisadores, professores, estudantes, profissionais da História, Museologia e áreas correlatas, além do público em geral”, explica Fernanda Castro, diretora Substituta do MHN. “Reforçamos assim o papel do museu na produção de conhecimento, ampliando a escuta, a conexão e a representatividade da sociedade na escrita de outras histórias”.

O MHN funciona de quarta a sexta, das 10h às 17h, sábado e domingo, das 13h às 17h. A entrada no MHN segue gratuita, tendo em vista as celebrações dos seus 100 anos em 2022. Para mais informações, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Serviço
Lançamento do livro “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional”
: dia 16 de dezembro, às 11h – entrada franca
Local: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, S/N – Centro – Rio de Janeiro (RJ).

Texto: BriefCom Assessoria
Edição: Ascom/MHN