Fachada_MHN.jpg

Primavera dos Museus 2020: conheça a programação do MHN

A 14ª Primavera dos Museus, com o tema “Mundo digital: museus em transformação”, terá no Museu Histórico Nacional webinários, contação de história, lançamento de livro digital e um episódio para redes sociais entre os dias 21 e 27 de setembro.

No dia 21 de setembro será lançado o primeiro volume da coleção de livros digitais acessíveis “Educação museal: conceitos, histórias e políticas”, que conta com a colaboração de pesquisadores brasileiros e africanos. A publicação estará disponível na biblioteca digital do MHN.

Cartaz da edição 2020 da Primavera dos Museus

Cartaz da edição 2020 da Primavera dos Museus

No dia 22, às 15h, educadores do MHN abordam o processo de criação do livro multiformato “Por dentro do Museu Histórico Nacional”. A atividade conta com a participação de Desirée Nobre Salasar (UFPeL).

Um segundo webinário acontece no 24 de setembro, também às 15h, sobre “Planejamento, registro e avaliação de ações educativas museais” em torno de metodologias e ferramentas utilizadas pela equipe do Núcleo de Educação – e conta com a participação da educadora Luciana Martins.

Para participar dos webinários não é necessário inscrição. A transmissão acontece no canal do MHN no Youtube.

De 22 a 24 de setembro, o público poderá acompanhar o episódio-piloto da série para redes sociais “Desvendando o acervo”. O quadro “A ilusão do Terceiro Reinado” (1905), de Aurélio de Figueiredo, erá analisado pela historiadora do MHN Isabel Lenzi. A publicação acontece, sempre às 15h, no Instagram do MHN.

E no dia 27 de setembro acontece a primeira contação de histórias totalmente online do MHN, com interpretação em Libras, e tem como tema “Oxalá na criação do mundo: o mito Yorubá”. A transmissão ao vivo acontece no Youtube do MHN e no Espaço Educativo Virtual do MHN no Facebook – onde nossos educadores têm realizado ações online para diversos públicos.

Sobre a edição 2020
Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o trabalho dos museus voltou-se para as ferramentas digitais e é com foco na experiência virtualizada entre públicos. “Nesse cenário, a 14ª Primavera dos Museus propõe possibilidades de experimentar e produzir novas práticas dialógicas, de linguagens de armazenamento e de disseminação das informações museais”, indica o instituto.

O evento também “estimula museus a preservar, a investigar, a comunicar, a interpretar e a expor as coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou cultural, valendo-se das ferramentas digitais e da lógica das redes sociais”. Para saber mais sobre a programação nacional coordenada pelo Ibram, Confira o texto de referência sobre o tema deste ano e acesse a página do Ibram para outras informações.

Texto: Ascom/MHN
Imagem: Ibram/Divulgação

Primavera dos Museus 2020: conheça a programação do MHN

Related Posts