PUBLICAÇÕES

Conheça as publicações do Museu Histórico Nacional

capa

Os Anais MHNeditados desde 1940, constituem o periódico científico do Museu Histórico Nacional. A publicação tem como objetivo divulgar textos acadêmicos multidisciplinares, com foco nos campos da História e da Museologia, e em suas vertentes do Patrimônio cultural, buscando interagir com a comunidade científica nacional e internacional, de modo a colaborar para o desenvolvimento do campo dos museus, suas práticas e reflexões. O periódico lança edições anuais, com textos avulsos e dossiês temáticos, aceitando submissões em fluxo contínuo. Foi classificada como Qualis B3 pela Capes no quadriênio 2017-2020.

docpro-biblioteca-virtual

A Biblioteca virtual (docpro) do Museu Histórico Nacional oferece a pesquisadores um vasto acervo, compreendendo obras do século XVI ao XXI. São livros, folhetos, periódicos e materiais especiais, que abrangem temas como Arte Decorativa, Numismática, Filatelia, Indumentária, História do Brasil, História do Rio de Janeiro, História de Portugal, Heráldica, Genealogia, Sigilografia, Gastronomia e Museologia. É possível acessar pela web as publicações editadas pelo Museu Histórico Nacional, como catálogos das exposições, e os Anais do MHN desde o seu primeiro número.

livro-100

Sob o ponto de vista de mais de 100 autores, o livro “Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)” propõe ao leitor um passeio pela história do Brasil a partir de objetos do acervo – alguns já estão no museu há um século e outros são aquisições recentes. Lançado em dezembro de 2022, como parte das comemorações do centenário do MHN, a edição ilustrada foi organizada por André Amud, Aline Magalhães, Rafael Zamorano e Isabel Lenzi, também coordenadora editorial. Com projeto gráfico de Victor Burton, o projeto teve patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Associação de Amigos do MHN.

livro-100

O livro “Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas” apresenta o pátio Epitácio Pessoa, mais conhecido como pátio dos Canhões – que também já foi chamado de pátio dos Menores e pátio das Coroas. O pátio é registro e testemunha das mudanças ocorridas, não só no conjunto arquitetônico que abriga o Museu Histórico Nacional, como também na própria cidade do Rio de Janeiro (RJ). Já foi via de passagem entre a praia da Piaçava e a ladeira da Misericórdia e subida para o morro do Castelo. O projeto faz parte do Plano Anual 2021 do Museu Histórico Nacional, que tem o apoio da Associação dos Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale – por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Capa do primeiro volume de série de publicações digitais sobre Educação Museal lançado neste em 2020

Com seis volumes que tratam de temas diversos presentes no desenvolvimento da Educação Museal no Brasil, a série “Educação Museal: conceitos, história e políticas” tem como objetivo contribuir para a formação dos profissionais da Educação Museal, na difusão do conhecimento produzido e no incentivo à troca de experiências.

rio1922

O ano de 1922 marca o início de uma era de modernizações no Rio de Janeiro e foi determinante para a nossa história. Foi o momento em que a Cidade Maravilhosa se lançou ao mundo. Entre crises políticas e reformas urbanas, a cidade passou por uma verdadeira revolução nos costumes. Nos cem anos de sua independência, o Rio era a efervescente capital do país. Organizamos a Exposição Internacional, com diferentes estilos arquitetônicos e, também, aspectos culturais, produtos e curiosidades vindas de outras nações, algo nunca antes visto por aqui. O catálogo da exposição Rio 1922 apresenta esse evento que foi parte das comemorações do centenário do Museu Histórico Nacional. Afinal, falar do Rio em 1922 é falar do MHN também.

10-objetos

Dando prosseguimento às comemorações do centenário do Museu Histórico Nacional, apresentou-se a continuação da exposição “Rio 1922”, que faz uma ponte histórica entre o Rio de Janeiro do tempo da criação do nosso museu e os dias atuais. O catálogo “10 objetos, outras histórias”, mostra a exposição composta de itens  que contam nossa história e apontam para o novo caminho que queremos trilhar.

Capa do catálogo virtual da exposição "Terra à vista e Pé na lua"

Catálogo da exposição TERRA À VISTA E PÉ NA LUA, pensada a partir de um diálogo entre as criações do renomado cartunista e o acervo do Museu Histórico Nacional, a qual deu início às comemorações do centenário do Museu. Ao aproximar o acervo do museu dos diversos públicos, por meio das criações de Ziraldo e de novas tecnologias, a exposição nos convida a reler o passado e a recriar o presente. De forma lúdica e prazerosa, convida todos a participarem das primeiras navegações às viagens espaciais, contando histórias sobre muitos Brasis.

Publicações