SemanaMuseus2020_Imagem_Site.png

Semana de Museus 2020: confira a programação virtual do MHN

No dia 18 de maio, quando se comemora o Dia Internacional de Museus, tem início a 18ª Semana de Museus no Brasil – coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Museu Histórico Nacional mais uma vez se integra à temporada nacional de eventos. Nesta edição, que tem como tema “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”, a programação do MHN será inteiramente em formato virtual – tendo em vista a atual pandemia de coronavírus que impede a realização de atividades presenciais.

Coleção acessível
A partir de hoje (11) começa a campanha online para a formação de uma coleção acessível – voltada para ações educativas com experiências táteis. A coleção será constituída a partir de itens doados pelo público.

Ação educativa em 2019: neste ano, devido à pandemia de coronavírus, as atividades da Semana de Museus do MHN será totlamente online

Ação educativa em 2019: neste ano, devido à pandemia de coronavírus, as atividades da Semana de Museus do MHN terão formato virtual

Objetos de origem indígena, religiosos, instrumentos de navegação, itens de numismática – como moedas e selos -, instrumentos musicais, indumentárias ou itens de festividades são alguns dos materiais que podem contribuir para a formação dessa coleção.

As propostas de doação devem ser submetidas, via formulário online, entre os dias 18 e 24 de maio. Os itens selecionados pelo Núcleo de Educação do MHN deverão ser entregues somente após o fim do período de quarentena na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

No dia 22 de maio, às 15h, acontece uma ‘live’ em nosso perfil do Facebook com a equipe de educação sobre a coleção acessível para que o público possa tirar dúvidas e conhecer melhor o projeto.

MHN em Libras
Com foco em públicos surdos, o museu também lança o concurso “MHN em Libras”, no qual será escolhido o melhor sinal de identificação para o Museu Histórico Nacional na Língua Brasileira de Sinais.

Até o dia 24 de maio, pessoas surdas poderão submeter sua proposta nas redes sociais Instagram, Facebook e Tik Tok marcando o perfil do MHN (@museuhistoriconacional) e usando a hashtag #MHNemLibras. Uma comissão formada por surdos irá selecionar o sinal que melhor identifica o museu. Confira o edital de participação no concurso.

Acessibilidade é um dos destaques nesta edição da 18ª Semana de Museus no MHN

No dia 20 de maio estará disponível nas redes sociais do museu um vídeo em Libras, com legenda e áudio em português, com Leo Castilho, educador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). O educador vai abordar temas como a importância de Libras para a cultura e a inclusão e a garantia dos direitos da pessoa surda.

Museus e representatividade
A história contada nos museus e livros representa a diversidade social brasileira? Os educadores do MHN estarão online para conversar sobre história e representatividade entre os dias 15 e 24 de maio.Confira a programação completa.

Para ampliar a interação do público com os nossos educadores durante a Semana de Museus 2020, o Núcleo de Educação passa a ter uma ‘sala virtual’ voltada para a mediação educativa. Saiba mais.

Para outras informações sobre a 18ª Semana de Museus do MHN, faça contato com o Núcleo de Educação pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Semana de Museus 2020: confira a programação virtual do MHN