Novidades do Núcleo de Educação na programação

A exposição “Para além da escravidão: construindo a liberdade negra no mundo” continua no primeiro trimestre de 2026 e já no próximo mês traz novidades na programação preparada pelo Núcleo de Educação do MHN.

No mês de janeiro, será dado início ao projeto “No Rastro da Diáspora”, uma atividade educativa cuja proposta é reunir intelectuais, produtores de cultura, acadêmicos e artistas que trabalham com estudos afrocentrados em suas trajetórias de vida. Todas as quintas-feiras serão realizadas visitas mediadas conduzidas por convidados especiais que trazem diferentes perspectivas sobre a diáspora africana, conectando o passado e o presente a partir da exposição.

Dessa forma, cada encontro propõe um percurso reflexivo pela exposição, enriquecido pelas experiências, narrativas e práticas dos convidados. A dinâmica fortalece o museu como espaço de escuta, diálogo e circulação de saberes afro-diaspóricos.

O lançamento do projeto será no dia 8 de janeiro, às 14h30, com a participação do Mestre Paulão. Fique atento à agenda das atividades da semana que são publicadas sempre no início da semana nos canais de comunicação do MHN.

Conheça outras atividades previstas para o mês de janeiro e se programe para participar dessa enriquecedora agenda cultural que envolve a exposição:

Quartas: “De férias no Museu” apresenta atividades dedicadas ao público infantil e suas famílias, com visitas mediadas à exposição, seguidas da oficina Retratos da Resistência.

Quintas: “No Rastro da Diáspora”, com mediações realizadas por convidados especiais.

Sextas: “Sextou em libras”, com visitas mediadas em libras nos dias 9 e 23.

Sábados: “Bonde da História” nos dias 14 e 28. E “Bondinho da História”, com atividades infantis, nos dias 7 e 21.

Domingos: Visita mediadas ao público espontâneo nos dias 11 e 25.

Todas as atividades são gratuitas e não é necessária inscrição prévia.