Publicado o volume 59 dos Anais do Museu Histórico Nacional

Em 2025, comemoramos os 30 anos da retomada dos Anais MHN e 85 anos de sua existência, preservados e disponíveis para pesquisa em nosso site. Para marcar esse momento, foi publicado o volume 59 dos Anais do Museu Histórico Nacional. 

Integram o volume dois dossiês temáticos: “Museologia social e outras museologias possíveis: o museu que não cuida da vida não cuida de nada”, organizado por Mario Chagas e Maria Helena Versiani, e “Museus, memória e museologia indígena”, organizado por Alexandre Gomes e Suzenalson Kanindé.

Além dos dossiês, o volume 59 do periódico contém as seções “Artigos” e “Acervo MHN”. Essa última reúne textos de caráter livre que refletem sobre o acervo e sobre a história do museu, como o texto “Entre cordas, memórias, versos e temporalidades: a presença de Cazuza no Museu Histórico Nacional”, da museóloga e educadora Moana Soto.

Você pode acessar o volume 59 completo na página dos Anais MHN!

Imagens de Feane Monteiro, registros presentes no artigo “Projeto de memória ‘Corredor do mundo inteiro'”, no dossiê “Museus, memória e museologia indígena”.