BondinhoHistoria_MHN_Primavera2019.jpg

Especial de férias: MHN traz visitas mediadas às quartas-feiras em janeiro

O Bondinho da História oferece visitas mediadas todas quartas-feiras de janeiro, além de uma especial para estudantes interessados em cursar Museologia e atividades para colônias de férias.

Nas quartas-feiras 8, 15, 22, 29 de janeiro e ainda 5 de fevereiro, sempre às 14h, o projeto Bondinho da História propõe atividades voltadas para crianças, adolescentes e acompanhantes. Na estreia, na quarta (8), traz a visita mediada “Detetives do MHN”, na qual os educadores propõem aos participantes desvendar alguns segredos do museu.

Já na quarta (15), acontece a visita “Mani e suas aventuras no tempo das cavernas”: uma viagem aos primeiros tempos da ocupação do território brasileiro com a personagem Mani, abordando a vida e os costumes dos primeiros habitantes do Brasil.

As atividades do Bondinho da História envolvem crianças de várias faixas etárias

“Museólogo por um dia”: crianças aprendem brincando sobre como trabalha um profissional dos museus

A visita “Museólogo por um dia” acontece no dia 22 e visa estimular a curiosidade sobre a profissão de museólogo, através de dinâmicas que simulem algumas das funções exercidas por estes profissionais nos museus. Após a visita, os participantes irão tomar parte na simulação de fases do tratamento dado ao acervo, adaptadas para o público infantil e jovem.

Já no dia 29 acontece a visita “10 objetos da infância e adolescência”, na qual itens como brinquedos e outros objetos de nossa exposição ganham destaque em uma visita que dialoga com o passado antes da internet.

E encerrando a programação de férias, no dia 5 de fevereiro, a visita de sucesso “Presença negra no acervo do MHN”, normalmente voltada para adultos, ganha uma versão para os mais jovens e aborda a exposição trazendo à tona a presença histórica de matrizes africanas, ampliando o conhecimento sobre a presença negra na formação da sociedade brasileira.

Sisu e Museologia
Quem fez o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) este ano e vai se se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderá participar de uma atividade gratuita voltada a apresentar a área da Museologia para quem vai ingressar na universidade. No dia 16 de janeiro, às 14h, acontece um bate papo sobre o campo da museologia com profissionais do museu, além de uma visita a diferentes setores do MHN.

Como parte da programação de verão, o Núcleo Educativo do MHN convida colônias de férias do Rio e cidades próximas para agendar atividades no mês de janeiro. Visitas a exposições, contação de histórias e oficinas artísticas são algumas das atividades previstas. O agendamento é exclusivo pelo telefone (21) 3299.0361 e os horários disponíveis são terças e quintas, às 10h e 14h.

Como participar
De terça a sexta, o MHN funciona das 10h às 17h30. O encontro com os monitores para participar das visitas mediadas acontece na recepção do museu nos horários indicados. As atividades têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, pode acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Há estacionamento gratuito no MHN – respeitando o número de vagas existente. Confira a programação de visitas mediadas aos finais de semana de janeiro.

As visitas mediadas de férias têm entrada franca apenas para os participantes. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324.

Foto: Núcleo de Educação/Divulgação

Especial de férias: MHN traz visitas mediadas às quartas-feiras em janeiro