Está no ar o primeiro volume da série de livros digitais acessíveis “Educação museal: conceitos, histórias e políticas”, lançado pelo Museu Histórico Nacional durante a 14ª Primavera dos Museus.
Abordando a “História da Educação Museal no Brasil & Prática político-pedagógica museal”, a publicação organizada por Andréa Costa, Fernanda Castro e Ozias Soares traz neste volume a colaboração de autores do Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e Moçambique.
“Os textos desses autores de diferentes visões, formações e localidades geográficas certamente podem servir como vetores para a produção de novas pesquisas, projetos e ações na área”, aponta o mestre em Sociologia Átlia Tolentino no prefácio.
No total, a série terá cinco volumes. A ideia central é contribuir para a difusão do conhecimento em educação museal e para a formação individual e coletiva dos profissionais e gestores da área. Os textos têm perfil didático e indicações de pesquisa e continuidade de estudos. Acesse o volume 1 da coleção.
Até o domingo (27), o MHN desenvolve uma programação especial para a Primavera dos Museus 2020, cujo tema é “Mundo digital: museus em transformação”.
Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o trabalho dos museus voltou-se para as ferramentas digitais e é com foco na experiência virtualizada entre públicos. Conheça a programação completa do MHN.
Para saber mais sobre as atividades do MHN faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.
Texto: Ascom/MHN
Imagem: MHN/divulgação